Conexão e Representatividade

Juntas, criando um futuro mais inclusivo e cheio de conquistas.

No dia 20 de novembro, comemoramos o Dia da Consciência Negra, um dado para refletir sobre as contribuições da cultura negra em todos os aspectos da sociedade. É também uma oportunidade para destacar iniciativas que promovam a equidade e a justiça social, transformando o presente e projetando um futuro mais inclusivo.

Um exemplo inspirador de ação transformadora é o projeto Arquitetas Negras. Essa iniciativa não apenas promove a divulgação de profissionais negras da arquitetura, mas também fortalece sua presença em um campo historicamente marcado pela desigualdade.

Fonte: Site CAU BR Foto: Casa Vogue.

Essa iniciativa começou como um movimento de conexão e representatividade. A ideia era simples e poderosa, mapear arquitetas negras do Brasil e dar a elas o destaque que sempre mereceram. Hoje, são mais de 300 profissionais cadastradas, e a rede não para de crescer!

O projeto questiona por que tantas dessas profissionais incríveis ainda estão fora de grandes eventos, publicações e mostras. Em resposta, criaram a Revista Arquitetas Negras Vol. 1, que não só valoriza essas histórias, mas também propõe diálogos fundamentais sobre racismo estrutural e equidade de gênero na arquitetura.

Arquitetas Negras é mais que um mapeamento, é uma rede de suporte, inspiração e transformação. Ao conectar profissionais a clientes e ao promover debates sobre equidade racial, a iniciativa cria pontes para um futuro onde diversidade e talento caminham lado a lado.

Celebrar o Dia da Consciência Negra é valorizar talentos, refletir sobre mudanças necessárias e abrir espaço pra um mercado mais inclusivo. Que tal pensar em formas de apoiar essa causa, seja por meio de parcerias, divulgações ou ações que incentivem a diversidade? Essa transformação começa com a gente!

Um xêro e até a próxima News! 🧡