- berlina news
- Posts
- Bah! Bora tomar chimarrão?
Bah! Bora tomar chimarrão?
Celebre o dia do Rio Grande do Sul com arte e chimarrão
Lembra da News sobre cultura e autenticidade? Se ainda não conferiu, dá uma olhadinha aqui. Hoje, vamos seguir na mesma pegada, mas com um toque bem especial!
Já que é Dia do Rio Grande do Sul, você sabia que tem uma "Supercuia” no meio da cidade? Será que esse povo gosta de chimarrão? (risos)
A Supercuia
Essa é uma criação do artista plástico gaúcho Saint Clair Cemin, que é um nome bem conhecido no cenário internacional. A "Supercuia" foi criada em 2003 e está localizada às margens do Guaíba, em Porto Alegre. Feita de resina sintética, ela tem a forma de um dodecaedro – um sólido geométrico com 12 faces. A ideia do artista foi unir a forma sensual da cuia de chimarrão com o rigor do dodecaedro. A peça foi oficialmente inaugurada em 28 de março de 2004.
Fonte: portoimagem.wordpress.com- Foto: Gilberto Simon
Cemin foi homenageado na 4ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, em 2003, e como presente para os porto-alegrenses, ele criou essa peça inspirada na cultura da erva-mate e no chimarrão. Após a Bienal, a "Supercuia" foi doada ao Município e agora fica na Esplanada Hely Lopes Meirelles, perto do Parque da Harmonia (Parque Maurício Sirotsky Sobrinho), um lugar que todo ano recebe o Acampamento Farroupilha.
Cemin é conhecido por sua arte conceitual e experimental, que explora uma extensão do surrealismo. Ele mesmo descreve seu trabalho como indescritível, pois vai além da linguagem.
E já que falamos de cuias, que tal aprender a preparar um bom chimarrão? Um verdadeiro símbolo do Rio Grande do Sul, tem suas raízes na tradição dos índios Guaranis e é parte essencial do dia a dia de muitos gaúchos. Também conhecido como mate amargo, o nome pode enganar, pois, na verdade, representa hospitalidade e amizade. Confira a receita!
Quando preparar a receita nos marca no Instagram no @berlinanews . Vamos celebrar e aprender com as tradições gaúchas!
Um xêro e até a próxima News 🧉 🧡